segunda-feira, 20 de agosto de 2012

I Vivência Mão Roxa



Nos últimos dias 10, 11 e 12 aconteceu a I Vivência do Grupo Mão Roxa, em uma casa de uma de nossas integrantes, no Mosqueiro. O objetivo da realização do evento foi uma preparação para a XI Parada do Orgulho LGBTT que aconteceu no Domingo, dia 12 de Agosto.
O foco de formação foi a situação atual da causa LGBTT no Brasil. Assim, toda a programação da vivência foi montada com base nesse eixo, tendo início na sexta-feira (11), à noite, para organização do local e compra das comidas e materias que seriam utilizados nos próximos dias. No sábado (12), a manhã começou com exibição do filme "Stonewall Uprising", seguido de debate sobre a militância LGBTT no Brasil.
À tarde houve um espaço sobre a PLC-122, facilitado por Leonardo Santana, advogado estudioso do assunto que veio de Feira de Santana (BA) pra facilitar o debate. Ele comenta:

"O espaço sobre Criminalização da Homofobia foi muito proveitoso. Acredito que conseguimos refletir sobre os principais riscos que envolvem a criminalização, principalmente quanto a incapacidade do sistema penal de responder as demandas sociais e no tocante a adoção da pena de prisão como única alternativa na solução dos conflitos.
Também foi importante constatar que existem outras formas de sanção, diferentes da prisão, que podem melhor atender aos anseios dos sujeitos LGBT na sua luta por uma sociedade livre de toda a opressão.
Como se tratava da primeira discussão, restou ainda abordar os pormenores do atual projeto de lei em tramitação (PLC 122) que pretende criminalizar a homofobia, além de outros projetos como o Estatuto da Diversidade Sexual, a Lei de identidade de Gênero, etc"

Por fim, o último espaço aconteceu no domingo (12) pela manhã, antes dos participantes seguirem para a Parada LGBTT. Foi uma oficina de estêncil ministrada pelos integrantes do Mão Roxa que também fazem parte do coletivo Beco70. Foi produzido material de agitação que pode vir a ser reaplicado a depender da necessidade do grupo.
Um fim de semana muito produtivo que ajudou os integrantes do grupo a se conhecerem melhor e construir seus conhecimentos sobre a luta e a situação LGBTT no Brasil. Próximas vivências virão, com certeza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário