O grupo Mão Roxa foi convidado para participar da exibição do documentário "Stonewall Uprising", de 2010, que aconteceu no último dia 28 de Junho, às 14h no Instituto Federal de Sergipe - IFS. Fazendo parte da discussão pretendida pela organização estudantil do instituto para o dia internacional do orgulho LGBTT, a exibição foi sucedida por um debate sobre as questões abordadas no filme.
Assim, a sessão aconteceu de forma tranquila e atraiu cerca de trinta pessoas. Um número considerado bom, levando em consideração a atual greve do Instituto Federal de Sergipe. O documentário relata, com um bom embasamento histórico os fatos que levaram às revoltas de Stonewall, em 1969, assim como o que aconteceu após elas. Consideradas um marco na luta pelos direitos LGBTT, essas revoltas pontuaram um situação de profunda discriminação e deram voz a um segmento da população que era segregado. O produto desse momento foram justamente as Paradas do Orgulho Gay, que acontecem até hoje ao redor do mundo.
O debate seguinte abrangeu diversos pontos, uma vez que a quantidade de temas que o assunto possui é vasta. De forma breve, foram abordados tópicos como a criminalização da homofobia e o PL-122, a segregação de grupos específicos em guetos e a relação intrínseca da opressão com o sistema capitalista vigente.
O grupo Mão Roxa agradece o Comando da Greve abertamente pela oportunidade de participar num espaço como esse e percebe a importância de mobilizar discussões desse tipo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário